domingo, 7 de fevereiro de 2016

"Está disponível?"


Depois de algum tempo sem conseguir postar volto para falar sobre relacionamento mais uma vez.
Tenho escutado de muitas pessoas de variadas idades da dificuldade em se ter alguém que queira um "relacionamento sério" seja de que tipo for, namoro, casamento, união, vivendo na mesma casa ou não.
Por isso tenho refletido muito sobre o assunto para chegar ao ponto principal, se é que ele existe, desta dificuldade, já que há inúmeros supostos parceiros buscando a mesma coisa.
Precisamos, num primeiro momento entender o que é um relacionamento a dois.
A palavra relacionar  é definida como conectar, envolver.
Portanto, se relacionar com alguém é se envolver, se conectar com este alguém.
E por que é tão difícil achar um parceiro ou parceira para desfrutar deste envolvimento?
Precisamos fazer uma pergunta crucial a nós mesmos - "Eu estou disponível para alguém?".
A palavra disponível tem aqui um significado muito particular e intrínseco. Não significa somente que a pessoa está acessível a um relacionamento amoroso por estar livre, sem compromisso, não, significa que ela está disponivel. Mas como assim, disponível para que? Para tudo!! 
Nossa!! Pausa para respirar... Rs
Você está à procura de um companheiro ou companheira para amar correto? Está se esforçando para encontrar, os amigos apresentam pessoas que acham qualificadas e interessantes, você vai a possíveis lugares onde possíveis "pretendentes" se encontram, nas viagens conhece pessoas, conversa, se diverte, então você está acessível, ou seja, está no caminho certo para achar sua alma companheira, senão, pelo menos um amor.
Não, não está.
Estar disponível para o amor, ou que seja, para um relacionamento amoroso, é completamente diferente de estar livre e em busca de alguém.
Agora ferrou de vez não é?
Vamos explicar. 
Como está sua vida? Quais são suas prioridades hoje? De verdade, fala para mim, caberia alguém na sua vida atual?
Antes de responder vamos ver, você trabalha das 8 até a hora que sair? Quando chega sexta você quer mais é se divertir com as amigas ou amigos, não é mesmo? E para o final de semana já tem programa marcado com outra turma, ou o futebol ou pocker com os amigos ou a praia...
Vou lhe dizer, você está livre sim, está em busca de alguém sim, mas você não tem disponibilidade para este alguém na sua vida atual, ou seja, você não tem espaço para um relacionamento sério no presente momento. E digo mais, este é o motivo, ou a razão, pelo qual você não consegue levar adiante um namoro, se aprofundar num relacionamento.
Desculpe, mas poderá fazer todo o esforço possível para encontrar alguém disposto ou disposta a ter um relacionamento com você, mas não irá conseguir. Se conseguir, o relacionamento será frugal, despretencioso, sem aprofundamento.
O relacionamento de amor exige disponibilidade de tempo, de paciência, de compreensão, de parceria, de abdicação, de resiliência, de humildade, de doação, de entrega, e de muitas outras coisas que vão surgindo ao longo dele.
Daí vocês me perguntam, "Então tenho que deixar de fazer minhas coisas, viver minha vida para conseguir um amor?".
Sim, de certa forma sim, terá que pelo menos planejar algumas mudanças para ceder espaço à  uma nova vida,  agora, a dois. Não podemos tentar colocar uma pessoa na nossa vida sem que haja este espaço para ela. Senão ela será sempre um visitante passageiro.
Difícil?  Sim, é difícil,  mas aí entra a sua vontade, o seu objetivo, o seu foco, entra o que realmente você quer para o seu futuro próximo. Terá que abdicar de algumas coisas, outras virão no lugar, que serão tão prazerosas quanto,  pois serão criadas e compartilhadas. Seus momentos de ser UM ainda existirão mas seu objetivo deverá ser desenvolver e aprimorar cada vez mais a sua relação a DOIS para que realmente seja uma relação gratificante. Afinal, é isto que desejamos não?
Estar DISPONÍVEL para o amor é abrir as portas do coração com vontade de ser feliz com alguém, sem olho mágico, trancas ou cadeados.

                                                              💙💙💙💙💙💙




2 comentários: